Tlf: +351 224 952 786

Home » Unhas » Verdades e mitos sobre as Unhas de Gel

Verdades e mitos sobre as Unhas de Gel

verdades e mitos sobre unhas de gel

verdades e mitos sobre unhas de gel

 

As unhas de gel são cada vez mais procuradas em salões de beleza e centros de estética. Porém, apesar de a tendência continuar a crescer, ainda existem alguns preconceitos em redor desta técnica que faz maravilhas às mãos femininas. Se por um lado temos mulheres que já não conseguem viver sem a resistência e beleza das unhas de gel, por outro lado temos pessoas que ainda se retraem ao ouvir falar no uso de brocas e tacos para polir e tratar unhas. Além disso, há quem veja as unhas de gel como as habituais unhas postiças de antigamente que não ofereciam qualquer aparência natural às unhas.

Mas as unhas de gel são, hoje, a solução ideal para quem procura manter definitivamente as suas unhas fortes, bonitas e com um aspeto natural. Para comprovar isto mesmo vamos, neste artigo, explicar o que são as unhas de gel e esclarecer alguns dos mitos e verdades associados a esta prática.

Verdades e mitos sobre unhas de gel

O que é o gel para as unhas?

O gel é um produto que se aplica por cima das unhas naturais, tal como o verniz. A única diferença é que o gel garante um revestimento protetor à unha e pode estender-se para além do seu limite, aumentando o comprimento da unha. Após secar, o gel é um material duro e resistente, não poroso e flexível o suficiente para ser limado e trabalhado artisticamente.

As unhas precisam de respirar?

As unhas não respiram: ressacam. Este processo só acontece quando há excessos de esmalte, o resultado do uso de verniz comum e pela acção corrosiva da acetona.

O que são as próprias unhas? As unhas são constituídas por células mortas de proteína e queratina dura, assim como cálcio, ferro e lípidos. Crescem da raiz para a extremidade, razão pela qual não causam dor quando são cortadas. A base é protegida pela cutícula que rodeia a unha e que, desde que não seja retirada, mantém a unha oxigenada e protegida de qualquer infeção.

O gel enfraquece as unhas?

Ao contrário do mito de que o gel enfraquece as unhas, acontece exatamente o oposto: as unhas de gel são extremamente resistentes e fortalecem a unha à medida que vai crescendo saudavelmente. São uma excelente solução para quem tem unhas fracas e quebradiças e não consegue pôr um fim ao vício de roer.

O gel favorece o aparecimento de fungos?

Os fungos só surgem se o gel for mal aplicado nas unhas. Isto acontece quando não há uma aderência completa e se abrem espaços entre o gel e a unha, propiciando a criação de fungos. É muito importante que siga todos os passos indicados durante a aplicação do gel.

Como se fazem unhas de gel?

Trata-se de um processo meticuloso, que requer a utilização de ferramentas específicas como uma Broca Profissional 30.000 RPM. Além destes equipamentos, é necessário verniz de gel para aplicar às unhas. Para saber mais sobre o processo, recomendamos a leitura do post Como fazer Unhas de Gel.

Posso fazer tudo normalmente sem estragar as unhas?

Sim, pode. Após estarem terminadas, as unhas de gel ficam extremamente resistentes para que tarefas como lavar a louça, tomar banho e limpar qualquer superfície com detergente não seja um problema. É a mais-valia das unhas de gel: garantir umas mãos sempre arranjadas e bonitas, seja qual for a tarefa que tem para executar.

As unhas de gel deixam a nossa unha tipo papel?

Este não passa de outro mito relacionado com a remoção do gel. Algumas das mulheres que experimentaram gel, queixaram-se mais tarde, na altura de o remover, que as unhas ficaram de tal forma enfraquecidas que se assemelhavam a papel. O gel nunca pode ser retirado até à unha natural quando o quiser remover: deve ser limado à medida que a unha for crescendo.

Posso ter problemas em utilizar um gel de qualidade inferior e mais barato?

O gel mais barato – principalmente os que não estiverem certificados pelo INFARMED – podem causar problemas sérios nas unhas e favorecem o aparecimento de fungos. A sua própria composição propicia o aparecimento destes problemas.

Posso pintar as unhas de gel?

Sim, pode pintar as unhas com verniz tradicional. O único senão é que não o pode remover com acetona mas sim com um produto de remoção próprio para unhas de gel.

Se gostou deste post partilhe!Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *