Tlf: +351 224 952 786

Home » Saúde » Discutir faz mal à saúde

Discutir faz mal à saúde

discutir - peq

discutir

Quem nunca teve uma grande discussão que deitou tudo a perder? A exaltação traduz-se, normalmente, em alguns sintomas físicos, como o aumento do ritmo cardíaco e da pulsação ou a dificuldade em controlar o tom de voz. Ainda assim, há quem diga que discutir contribui para os relacionamentos progredirem. Outros consideram que faz mal à saúde. Então, no que é ficamos?

Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos descobriu uma relação entre o apoio mútuo num casal e a probabilidade de ambos desenvolverem doenças cardiovasculares, a causa de morte mais relevante na Europa e em Portugal, de acordo com relatório da Direção-Geral de Saúde “Portugal, Doenças Cérebro-Cardiovasculares em números – 2013”.

Os investigadores submeteram, ao todo, 136 casais, com uma média de idades de 63 anos, a um questionário que permitia mediar a qualidade do casamento e a perceção que tinham do apoio que o conjugue lhes dava em momentos de maior necessidade, fosse através de conselhos, de favores ou outro tipo de ajuda.

Da amostra em questão, 70% dos participantes considerou que o parceiro tinha uma atitude ambivalente (ou seja, nem sempre lhe dava o apoio necessário) sendo estes casais os que tendiam a ter maiores níveis de calcificação arterial e, por isso, maior risco de morte prematura.

Comprovou-se, desta forma, que, a longo prazo, o acumular de uma série de discussões poderá culminar num aumento da probabilidade de aparecimento de problemas cardiovasculares. Previna a sua saúde, evite discussões e resolva-as para que possa viver mais tempo.

Está interessado em saber mais sobre o tema Saúde? Recomendamos o post Como branquear os dentes, que se debruça principalmente nas questões de higiene oral.

Se gostou deste post partilhe!Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *