Tlf: +351 224 952 786

Home » Saúde » As 9 bactérias principais no corpo humano

As 9 bactérias principais no corpo humano

bacterias corpo humano - peq

bacterias corpo humano

 

No inverno, os vírus e as bactérias que habitam o nosso corpo proliferam, transmitem-se mais facilmente e provocam danos. No entanto, alguns estudos recentes indicam que a solução nem sempre passa pela limpeza extrema e pelo extermínio das bactérias.

Há certas vantagens em manter vivos certos organismos que fazem parte do nosso microbioma, o património genético dos organismos que vivem em harmonia com o ser humano.

Sabia, por exemplo, que neste preciso momento você está a partilhar o seu corpo com milhões de bactérias? Calma, não se assuste, nem vá já a correr para o médico. A verdade é que algumas bactérias podem ser, de facto, prejudiciais, mas algumas não fazem mal nenhum. Pelo contrário, são essenciais para garantir a sua saúde e bem-estar.

Neste artigo apresentamos-lhe as 9 principais bactérias que estão presentes no corpo humano. Muito provavelmente já terá ouvido falar de algumas delas, mas será que as conhece realmente? Afinal, são nossas amigas ou inimigas? Pois, leia e descubra.

Bactérias presentes no corpo humano:

Eschericia Coli

Esta bactéria, mais conhecida como E.coli, é uma das mais comuns e antigas bactérias simbiontes do homem. A bordo de água com má qualidade e de alimentos, as bactérias instalam-se no estômago e intestinos e podem provocar infeções urinárias.

Lacobacillus

Esta é uma bactéria que tem um importante valor comercial para a indústria alimentar, uma vez que produz ácido lático e auxilia no equilíbrio gastrointestinal. Estas bactérias reduzem a intolerância à lactose e são consideradas amigáveis.

Bifidobacterium

As Bifodobacterium são positivas para a saúde humana porque previnem distúrbios intestinais infeciosos. Estas bactérias fazem ainda parte do grupo de bactérias que compõem a flora intestinal e vivem no cólon.

Enterobacteriaceae

Trata-se de uma bactéria muito abundante e com grandes variedades patogénicas, como as salmonelas.

Streptococcus Gordonii

Estas bactérias apresentam metabolismo fermentativo e são amplamente distribuídas na natureza. As Streptococcus Gordonii são difíceis de tratar.

Haemophilus

O Haemophilus é o agente mais comum da meningite bacteriana em crianças.

Staphylococcus Epidermis

Estas bactérias estão amplamente presentes na natureza e são responsáveis por infeções hospitalares mas não produzem toxinas.

Candida Albicans

A Candida Albicans é uma espécie de fungo que causa infeções orais e vaginais nos humanos. Estas bactérias podem ser encontradas em 80% da população sem que implique efeitos prejudiciais à saúde. O excesso causa candidíase.

Klebsiella

É uma bactéria que aparece na água, no solo, nas frutas, nos vegetais, nos cereais e nas fazes, provocando pneumonias.

Para saber mais sobre saúde, leia o post Como branquear os dentes. Descubra tudo o que precisa de saber para impedir que as bactérias enfraqueçam os seus dentes.

Se gostou deste post partilhe!Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *