Tlf: +351 224 952 786

Home » Poker » Os olhos que denunciam o bluff

Os olhos que denunciam o bluff

bluff

poker face

 

Porque é que os jogadores de poker usam óculos escuros? Não, não é por uma questão de estilo: é para não serem denunciados pelos olhos.

O poker é um dos jogos de cartas mais conhecido em todo o mundo… e também um dos mais perigosos. Os jogadores apostam grandes fortunas, acreditando na sua sorte e nas cartas que receberam.

Uma vez que se trata de um jogo que sobrevive essencialmente à custa da sorte, requere que o jogador seja também um ator. Um ator? O que quer isto dizer?

O jogador tenta, com frequência, fazer bluff e enganar os restantes jogadores, fazendo-os acreditar que tem um grupo de cartas poderoso e que vencerá o jogo. Tal jogada costuma ser eficaz, porque normalmente os outros jogadores preferem retirar a sua participação do jogo em vez de responderem à nova aposta do rival.

Estudo prova que olhos reagem durante o bluff

Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences concluiu que as nossas pupilas tendem a dilatar-se durante todo o processo de tomada de decisões e não apenas no final, como indicavam investigações anteriores.

A nova experiência, feita por cientistas da Universidade de Amesterdão, com 23 participantes, mostrou que a dilatação é maior antes de uma resposta afirmativa e nas situações em que quem responde opta por uma decisão contrária às suas preferências. Em casos de bluff, é por isso recomendado o uso óculos de sol se não quer deixar passar nenhuma hipótese de que está a mentir.

Uma possível explicação para isto é o facto do grau de dilatação das pupilas ser regulado pelo hipotálamo, que por duas vezes depende da área pré-frontal do cérebro, relacionada com a tomada de decisões.

Para conhecer as regras do Poker, leia o post Quais as regras do Poker Texas Hold’em? e dê o primeiro passo a caminho do sucesso nas mesas de jogo.

Se gostou deste post partilhe!Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *